“Minha vida começou depois de vir trabalhar aqui”, declara colaboradora da Transporte Excelsior sobre Programa Jovem Aprendiz

  • “Minha vida começou depois de vir trabalhar aqui”, declara colaboradora da Transporte Excelsior sobre Programa Jovem Aprendiz

    “Minha vida começou depois de vir trabalhar aqui”, declara colaboradora da Transporte Excelsior sobre Programa Jovem Aprendiz

    O dia 24 de abril foi instituído com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da oferta de trabalho seguro e qualificado para a juventude. Encontrar a primeira oportunidade de emprego constitui um dos maiores desafios do jovem no mercado de trabalho. É preciso entender e dar espaço a sua fase de desenvolvimento para integrar o estudante no ramo profissional, assim como garantir seus direitos. Nesse sentido, os programas de aprendizagem contribuem ao aperfeiçoamento de habilidades e estimulam a entrada no mundo corporativo.

    O Programa Jovem Aprendiz, voltado a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos, é uma iniciativa federal que visa estimular empresas à qualificação da mão de obra desse público. Em homenagem a essa data e ao Dia do Trabalhador, comemorado dia 1º de maio, contamos a trajetória da Transporte Excelsior com o projeto.

    O programa é desenvolvido em parceria com o Sest/Senat. Duas vezes por semana, o sistema oferece a parte teórica do curso, enquanto a empresa proporciona três dias de atividade prática. É necessário cumprir 4 horas diárias de segunda a sexta-feira por um ano para receber o certificado de conclusão de curso.

    Ao todo, mais de 150 jovens já passaram pela Transporte Excelsior, com efetivação para boa parcela dos aprendizes. Atualmente, a transportadora conta com 16 estudantes que compõem o quadro de funcionários através da iniciativa.

    Suelen Correa, secretária da diretoria, entrou na empresa em 2019 pelo projeto. Na época, ela tinha 17 anos e estava no 3º ano do ensino médio. A experiência no SESMT era a primeira no mercado de trabalho. Ela fala sobre o conhecimento adquirido durante o período.

    “Cheguei muito nervosa e pensava ‘será que vou conseguir dar conta? ’ Tinha apenas 17 anos e aprendi demais. Minha vida começou depois de vir trabalhar aqui, pessoal e profissionalmente. Tudo andou pra frente. Comecei a cursar logística e pretendo seguir carreira na empresa”, declara a colaboradora efetivada em 2020.

    A Transporte Excelsior reafirma seu compromisso de responsabilidade social com público juvenil. Sempre que possível, a empresa disponibiliza as vagas em aberto ao programa. Além de ter destaque no projeto, o jovem deve apresentar o perfil da oportunidade oferecida pela transportadora.

    Comentários estão fechados.

Translate »